Veja o vídeo e fique por dentro da campanha!




Dentre as causas acidentais, o trânsito é a que mais mata
crianças no Brasil. Vamos mudar essa realidade?
Você sabia que o trânsito mata cerca de 3 a 4 crianças por dia?

O uso correto dos equipamentos de segurança aumenta em 71% a probabilidade da criança superar com vida uma colisão.

No entanto, especialistas apontam que 8 em cada 10 desses equipamentos são utilizados incorretamente.
Quais são os erros mais comuns?

ESCOLHA DO
EQUIPAMENTO
Para a escolha certo do equipamento, deve-se atentar ao peso e a altura da criança, como também, observar a categoria equivalente a faixa etária.

INSTALAÇÃO DO
EQUIPAMENTO
Cuidado com a instalação. Segurando na base, tente balançar a cadeirinha com força para os lados ou para frente, se ela se mover mais de 2,5 cm para qualquer direção é porque a instalação está incorreta.

QUANDO MUDAR
PARA O CINTO
Crianças menores de 10 anos e que não alcançaram 1.45m de altura, é recomendado que o transporte seja feito no banco traseiro, com o uso do chamado “dispositivo de retenção”, para adequação do cinto de segurança do veículo ao corpo da criança.

Assista aos vídeos informativos
1
Utilização incorreta
dos equipamentos
2
Escolha do equipamento para bebês
3
Escolha do equipamento para crianças de 1 a 4 anos
4
Escolha do equipamento para crianças acima de 4 anos
5
Como saber se instalei corretamente?
Ajuste correto - Bebê Conforto
1

Posicione o bebê diretamente no bebê conforto ou na cadeirinha reversível. Lembre-se que até 1 ano de idade o assento deve ficar inclinado em no mínimo 45 graus.
2


Atenção ao crescimento do bebê. Ele deve sempre estar com a cabeça completamente apoiada no equipamento. Caso seja um bebê pequeno pode ser necessário usar um redutor de assento, mas cuidado: não faça adaptações com cobertores ou travesseiros, pois podem deixar muito espaço entre o bebê e o cinto. Nessa fase também pode ser útil usar travesseiros de pescoço, como os de avião. Verifique na parte de perguntas frequentes mais dicas se a criança for pequena ou acima da média em peso ou altura

3
Verifique se as faixas do cinto da cadeirinha estão passando na altura do ombro, ou até 2 cm acima ou abaixo do ombro. Algumas marcas têm várias posições para adaptar à medida que a criança cresce e se esse é o caso fique atento para as mudanças de fase

4
Feche o cinto e aperte para que fique com no máximo um dedo de folga do corpo da criança. É MUITO importante que o cinto fique justo ao corpo para evitar o chamado efeito-chicote. E atenção, o uso de clipes peitorais não é permitido pela lei brasileira por dificultar a retirada da criança, que deve ser especialmente rápida em caso de acidente.

5
Faça o teste do afivelamento: belisque a tira do cinto na altura no ombro da criança. Se com esse movimento de pinça você não consegue pegar nenhum excesso de cinto, vocês estão prontos para sair.
Ajuste correto - Cadeirinha

1

Peça para a criança se sentar reta, com as costas e as pernas completamente apoiadas na cadeirinha. Não coloque nada atrás ou embaixo da criança, como cobertores ou travesseiros. A única exceção são os travesseiros de pescoço, como os que algumas pessoas usam em voos.

2
Verifique se as faixas do cinto da cadeirinha estão passando na altura ou pouco acima dos ombros da criança, nunca abaixo. Algumas marcas têm várias posições para adaptar à medida que a criança cresce e se esse é o caso fique atendo para as mudanças de fase.

3
Feche o cinto e aperte para que ele fique com no máximo um dedo de folga do corpo da criança. É MUITO importante que o cinto fique bem justo para evitar o chamado efeito-chicote. E atenção, o uso de clipes peitorais não é permitido pela lei brasileira por dificultar a retirada da criança, que deve ser especialmente rápida em caso de acidente.

4
Faça o teste do afivelamento: belisque a tira do cinto na altura no ombro da criança. Se com esse movimento de pinça você não consegue pegar nenhum excesso de cinto, vocês estão prontos para sair.
Ajuste correto - Assento Elevado
1


Peça para a criança se sentar reta, com as costas e as pernas completamente apoiadas no assento. Não coloque nada atrás ou embaixo da criança, como cobertores ou travesseiros. A única exceção são os travesseiros de pescoço, como de avião.
2

Faça o cinto passar por cima do ombro da criança, mesmo que ela reclame, dizendo que está incomodando. Nunca deixe a criança usar apenas a parte de baixo do cinto, pois o impacto do cinto na região abdominal sem os ombros estarem presos pode causar danos internos aos órgãos e o chamado efeito-chicote no pescoço
Ajuste correto - Cinto de Segurança

1

Peça-a que se sente reta, com as costas e as pernas completamente apoiadas no banco. Não coloque nada atrás ou embaixo da criança, como cobertores ou travesseiros. A única exceção são os travesseiros de pescoço, como de avião.

2
Faça o cinto passar por cima do ombro da criança, mesmo que ela reclame, dizendo que está incomodando. Nunca deixe a criança usar apenas a parte de baixo do cinto, pois o impacto do cinto na região abdominal sem os ombros estarem presos pode causar danos internos aos órgãos e o chamado efeito-chicote no pescoço.