top of page

nossas notícias

Acompanhe as 

Prêmio SESI para Indústrias que contribuem para o Desenvolvimento de um mundo mais sustentável


O projeto “Semanas de Educação para o Trânsito”, promovido pelo Instituto Triunfo em parceria com o IPTRAN, receberá no mês de outubro o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A cerimônia acontecerá durante o Congresso Sesi ODS, no dia 31 de Outubro em Curitiba, e contemplará outras iniciativas de destaque estadual e nacional.

Receberão o Selo Sesi ODS 2018, entidades que apresentaram projetos que promovem o Desenvolvimento Sustentável em quatro categorias: instituições de ensino, indústria; empresa; poder público; e terceiro setor.

Desde 2015, com a aprovação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesi lidera no Paraná a promoção dos ODS, por entender que todos os setores da sociedade devem se envolver em ações para garantir o futuro do planeta.

Sobre as Semanas de Educação para o Trânsito

O projeto teve como ponto de partida a observação de uma aparente contradição entre os dados oficiais e o comportamento da sociedade. É de conhecimento público que o trânsito é muito perigoso, no entanto, parece faltar conhecimento sobre o tamanho do risco.

Segundo dados do Ministério da Saúde, DPVAT e IBGE, em média o trânsito vitima uma pessoa a cada 12 minutos no Brasil, matando praticamente nos mesmos níveis que a violência urbana e é a maior causa entre as mortes acidentais de crianças e adolescentes até 14 anos.

No entanto, as pessoas demonstram muito mais preocupação e parecem tomar mais atitudes preventivas contra assaltos e homicídios que em relação ao trânsito, que é algo que vivenciam na maioria dos casos diariamente.

Assim, o Instituto Triunfo buscou o apoio do IPTRAN, instituição especializada em psicologia do trânsito e somaram esforços na busca de formas efetivas de gerar reflexão sobre os riscos do trânsito e sobre o incentivo a comportamentos mais seguros.

O resultado desse processo de co-criação foi o desenho do projeto “Semanas de Educação para o trânsito” que consiste em cinco dias de atividades de sensibilização e conscientização realizadas em cada universidade parceira e que abrangeram a Exposição dos Brinquedos Órfãos, Talk Show, exposição de veículo acidentado e simuladores de direção programados para demonstrar os efeitos do álcool, drogas e do sono nos reflexos dos motoristas.

A última edição do projeto está agendada para os dias 24 a 28 de Setembro e acontecerá na Faculdade de Medicina da FASE, em Petrópolis, em parceria com a Liga Acadêmica de Trauma e com a Concer.

Últimas notícias
Arquivos
bottom of page