nossas notícias

Acompanhe as 

Triunfo Transbrasiliana desenvolve programa de monitoramento da fauna silvestre



No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade em geral sobre a importância da preservação do nosso ecossistema. Comprometida com a sustentabilidade, a Triunfo Transbrasiliana desenvolve 10 programas ambientais que buscam soluções inovadoras para reduzir os impactos negativos de suas atividades nas regiões onde atua. Um deles é o Programa de Monitoramento de Atropelamento da Fauna.


Coordenado por biólogos e engenheiros ambientais, o programa é um importante aliado na preservação da biodiversidade regional às margens do trecho sob concessão, na BR-153/SP, e tem como objetivo monitorar a fauna silvestre e desenvolver iniciativas que possam prevenir e reduzir o atropelamento dessas espécies.

Mensalmente, uma equipe monitora 11 passagens de fauna – túneis e pontes – em que estudam o comportamento dos animais e analisam os pontos com os maiores índices de atropelamentos. Com base nesse levantamento, são implantadas ações que buscam reduzir o número de acidentes envolvendo os animais, como a instalação de sinalização viária e campanhas educativas relacionadas ao tema.


Além disso, a Companhia possui equipes de inspeções de tráfego que percorrem a rodovia 24 horas por dia e ao avistarem um animal na pista realizam a captura, em parceria com a Polícia Ambiental, ou os afugentam para locais seguros. A Concessionária também conta com o apoio do Complexo Veterinário de Marília, em parceria com a Prefeitura, onde os animais silvestres vítimas de atropelamentos são encaminhados para que recebam o tratamento adequado.


Orientações

Para evitar atropelamentos, a Triunfo Transbrasiliana orienta aos usuários que respeitem o limite de velocidade e as placas de sinalização existentes ao longo do trecho. Ao avistar um animal próximo à pista, o motorista deve reduzir a velocidade de forma prudente e informar imediatamente à Central de Atendimento 0800 72 30 153. A Concessionária orienta ainda que os motoristas redobrem a atenção à noite e nas áreas próximas a rios e córregos.

Últimas notícias
Arquivos

© ekloos 2017    |    Instituto Triunfo  |    Todos os direitos reservados