nossas notícias

Acompanhe as 

Triunfo Concebra realiza monitoramento de fauna

Você sabia que a Triunfo Concebra realiza monitoramento de passagens de fauna? O Subprograma de Monitoramento de Passagens e Mitigação de Atropelamento de Fauna é realizado em duas passagens localizadas na BR-153/MG. Nos últimos anos várias espécies de aves, répteis e mamíferos foram monitoradas.


O programa é realizado a cada três meses com a instalação de armadilhas fotográficas (câmeras), plots de areia e buscas ativas (pegadas, rastejo, entre outros) nas pontes do córrego Fundão e ribeirão Cocal – BR 153/MG. Dessa forma é possível coletar dados diretos e indiretos para identificar quais as espécies utilizam as passagens e avaliar a efetividade das medidas de mitigação propostas.


Dentre os principais animais já identificados estão:

• Aves: Saracura-três-pote, Sanhaçu-cinzento, Tucano-toco, Sabiá-laranjeira, Bem-te-vi-rajado;

• Répteis: Calango bico-doce, Calango-verde, Cobra-verde, Teiú.

• Mamíferos: Tatu-galinha, Tatupeba, Paca, Capivara, Tamanduá-bandeira, Tamanduá-mirim; Gambá-de-orelha-branca.


Nos dias de monitoramento são realizadas duas inspeções a cada dia, sendo pela manhã e outra no final da tarde. Neste período é averiguado vestígios de pegadas, excremento (fezes) dos animais e avistamento nas proximidades. Além de análise das ferramentas utilizadas para realização, tendo em vista o sucesso do relatório.


Este programa é coordenado pela equipe de Meio Ambiente, Qualidade e Sesmt da Triunfo Concebra e possibilita a adoção de medidas necessárias para monitorar e evitar o atropelamento de animais na rodovia. Reforçando o papel da Concessionária na preservação do Meio Ambiente.


As passagens de fauna utilizadas foram implantadas durante a execução das Obras de Artes Especiais (OAE’s) finalizadas em 2018. Desta forma atendendo as condicionantes ambientais do IBAMA, ANTT e ao contrato de concessão da Concessionária.

Últimas notícias
Arquivos