top of page

nossas notícias

Acompanhe as 

Programa “Multiplicadores em Educação Ambiental” começa em São Pedro do Turvo


Promover a educação ambiental como ferramenta de sensibilização dentro das escolas, formando educadores como multiplicadores das questões socioambientais, capazes de disseminar informações e ações ambientais adequadas à realidade local. Esse é o objetivo do Programa “Multiplicadores em Educação Ambiental” da Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP e que, desta vez, acontece no município de São Pedro do Turvo, com aproximadamente 30 professores.

Composto por quatro módulos de etapas teóricas e práticas, o curso busca capacitar educadores da rede pública de ensino através de um processo participativo e com um conteúdo didático adaptado e relevante à realidade local. Após a conclusão do curso, os professores atuam como disseminadores da educação ambiental dentro das salas de aula.

A iniciativa, que acontece em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação do município, aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na Escola Municipal José Teodoro de Souza. O primeiro módulo foi composto por temas como: Panorama ambiental mundial/Agenda 21, Panorama ambiental nacional, cenário e questões ambientais atuais, além de uma visita técnica ao aterro sanitário municipal.

O programa Multiplicadores em Educação Ambiental ficou em terceiro lugar no Ranking Benchmarking Brasil 2015 e já capacitou mais de 270 professores de diversos municípios lindeiros ao trecho sob concessão da Triunfo Transbrasiliana. Composto por quatro módulos de etapas teóricas e práticas, o programa resulta no Caderno do Professor, desenvolvido pelos próprios educadores, em um processo participativo e de construção coletiva. O caderno é utilizado como material paradidático nas escolas e auxilia no processo de educação ambiental.

Cadernos dos módulos I e II

Nesta terça-feira, dia 30, a Concessionária entregou 150 cadernos dos módulos I e II para os professores do município de Getulina. Contemplados pelo programa, em 2018, quase 50 professores desenvolveram as atividades que estão inseridas nos quatro módulos do programa. Os cadernos serão distribuídos para todas as escolas da rede municipal de ensino. Os módulos restantes, III e IV, serão entregues até o final do mês de outubro.

Rede Brasil do Pacto Global

A companhia é comprometida em conduzir de forma responsável às interações com o meio ambiente e com a sociedade, buscando minimizar os impactos negativos decorrentes de suas operações e contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento sustentável. Assim, a Concessionária faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), inciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030.

O Programa Multiplicadores em Educação Ambiental contribui para o atingimento dos ODS, entre eles o 15, que busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Últimas notícias
Arquivos
bottom of page