top of page

nossas notícias

Acompanhe as 

Educar para Transformar

O projeto “Acessibilidade no Trânsito: Somos todos Iguais”, produzido pelos alunos e professores da Escola Municipal Lêda de Lima Canário, de Bandeirantes (PR), foi o vencedor do Programa Educar para Transformar 2017, iniciativa desenvolvida pela Concessionária Triunfo Econorte voltada para a educação no trânsito.

O trabalho vitorioso concorreu com outros seis projetos, criados por escolas de cidades da região, e foi desenvolvido pelas professoras Josiane Machado de Paula e Sônia Aparecida Henriques, juntamente com os alunos do 4º ano da escola. Todas as escolas participantes receberam como prêmio um kit multimídia com projetor e telão.

Além disso, a Escola Lêda de Lima Canário, que ficou em primeiro lugar, recebeu uma gratificação de R$ 2 mil, utilizado para continuidade do projeto em 2018.

Comissão avaliadora

A comissão avaliadora do Programa Educar para Transformar 2017 foi composta por representantes da Triunfo Econorte, Folha de Londrina, Rádio CBN, Universidade Estadual de Londrina, SESI/ FIEP, Fórum Desenvolve Londrina, Escola de Trânsito do DER e Polícia Rodoviária Estadual e Federal.

Segundo o professor da UEL Paulo Boni, membro da comissão avaliadora, a iniciativa é muito importante pois desperta a cidadania nas crianças. “O programa Educar para Transformar traz uma proposta muito interessante, pois os pais aprendem com os filhos que são os grandes multiplicadores do tema. Utilizar a criança é uma forma de valorizá-la e essas atividades as incentiva a ter atitudes conscientes e engajadas.”

Educar para Transformar

Criado em 2007, o Programa Educar para Transformar já atendeu mais de 30 mil alunos de escolas municipais, localizadas nos 15 municípios do trecho da concessão, como uma atividade interdisciplinar na grade curricular, correspondendo à proposta do ensino do eixo transversal.

O Programa já recebeu o reconhecimento do Ministério das Cidades com o 1º lugar na categoria Órgãos e Entidades, do Prêmio DENATRAN de Educação para o Trânsito. Além do material didático fornecido aos alunos, o Programa também oferece capacitação dos professores para que o tema seja debatido dentro da sala de aula. O objetivo é mostrar que crianças e adultos são usuários das vias públicas, seja nas cidades ou nas rodovias. São pedestres, passageiros ou motoristas.

Últimas notícias
Arquivos
bottom of page