nossas notícias

Acompanhe as 

Triunfo Transbrasiliana participa do I Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos



A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra o trecho paulista da BR-153, participou nesta quarta-feira, dia 02, do I Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos da Região de Lins com apresentação do Projeto de educação ambiental “Nascentes de Vida”.

Transmitido online em diversas plataformas, o seminário foi realizado pela Prefeitura Municipal de Lins e teve como objetivo integrar e unir esforços para o fortalecimento da educação ambiental como uma efetiva ferramenta de gestão dos recursos hídricos, além de proporcionar troca de experiências entre os participantes de diversos municípios da região.

De 19 projetos selecionados por meio de uma pesquisa realizada pela empresa organizadora, apenas três foram escolhidos para participar do evento, sendo eles divididos em temas: resíduos sólidos e a poluição dos mananciais, conservação e preservação de matas ciliares e mobilização social. O projeto Nascentes de Vida, da Triunfo Transbrasiliana, foi o selecionado para ilustrar o tema conservação e preservação de matas ciliares e mobilização social.

Para a Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Concessionária, Pricilla Ratto, o Nascentes de Vida é uma iniciativa de transformação social. “Por meio de uma parceria entre empresas privadas e o setor público foi possível colocar em prática um projeto que promove a mudança de comportamento das crianças e incentiva a adoção de práticas sustentáveis que evitem o desperdício de água. Acreditamos que só assim, unindo esforços, é possível deixar um legado ambiental para as gerações futuras”, comentou.

Além da Concessionária, participaram nos demais a JBS com o projeto Óleo Amigo e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) com o projeto Ecopontos.

Sobre o Nascentes de Vida

O Projeto Nascentes de Vida teve início em 2018 e tem como objetivo conscientizar, de forma interativa e pedagógica, alunos da rede municipal de ensino sobre a importância de preservar recursos hídricos. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e também com a empresa AES Tietê, o projeto já atendeu quase 2 mil alunos da rede pública de ensino. Realizado no Horto Municipal de Lins, os alunos fazem uma trilha ecológica, aprendem sobre a importância de preservar os recursos hídricos e confeccionam um mini terrário, no qual adquirem conhecimentos sobre o ciclo da água.

Compromisso com o Meio Ambiente

Comprometida com a sustentabilidade, a Triunfo Transbrasiliana também faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030.

Além do projeto “Nascentes de Vida”, a Concessionária desenvolve dez programas ambientais e trabalha na reposição florestal de uma área de 35 hectares com o plantio de mais de 72 mil mudas de espécies nativas em Iacanga, às margens do Rio Tietê. A iniciativa, em parceria com a AES Tietê, gera impactos positivos para a região como a formação de corredores ecológicos, aumento da biodiversidade e a redução da poluição.

Todas estas ações contribuem para o atingimento do ODS 15, que busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

Últimas notícias
Arquivos