nossas notícias

Acompanhe as 

Triunfo Transbrasiliana celebra o Dia Mundial da Água




Março é o mês de celebração ao Dia Mundial da Água (22) e para a Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra a BR-153/SP, a preservação do meio ambiente e de recursos hídricos é um compromisso. Além de atender à legislação ambiental vigente, a empresa prioriza o uso racional de recursos naturais e busca soluções que permitam reduzir os impactos de suas atividades a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável junto às comunidades lindeiras. Uma dessas inciativas é o projeto de educação ambiental Nascentes de Vida.

O Nascentes de Vida, que teve início em 2018, contribui para a preservação de nascentes no Horto Florestal de Lins e conscientiza de forma interativa e pedagógica alunos da rede municipal de ensino de Lins sobre a importância de evitar a escassez da água. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Agricultura e Meio Ambiente, além da empresa AES Tietê, o projeto consiste com uma programação de atividades, que incluem: roda de conversa sobre o tema, trilha ecológica para conhecer e entender a importância de uma nascente modelo no ecossistema, oficina para confecção de miniterrários e o aprendizado sobre o ciclo da água e seu respectivo impacto no clima.

Desde o seu início, o Nascentes de Vida já atendeu quase 2 mil alunos da rede pública e por conta da pandemia da COVID-19 no último ano ficou temporariamente suspenso devido ao isolamento social. A iniciativa vai de encontro ao atingimento de quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de um total de 17, sendo um deles o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos (ODS 6).

Dia Mundial da Água O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 22 de março de 1992. E a cada ano, essa data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, dando oportunidade para se conhecer mais sobre os problemas causados pela escassez da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no seu uso racional.

O que são os ODS? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Últimas notícias
Arquivos